MOVIMENTO ESTUDANTIL: UM CELEIRO DE LIDERANÇAS
O movimento estudantil é uma das maiores e mais completas escolas de líderes do movimento social brasileiro. Das principais lideranças políticas do Século XX, contam-se nos dedos, aqueles que não militaram no Movimento Estudantil. De Brizola á Dilma, todos passaram por esse celeiro que é o ME.
Uma pluralidade infinita de correntes de pensamento, organizadas ou não, nas salas de aula, nos Grêmios Estudantis, Centros Acadêmicos, DCE's; nas Associações Municipais, nas Uniões Estaduais, na UNE (União Nacional de Estudantes), na UBES (União Brasileira de Estudantes Secundaristas), nas Federações de Curso e na ANPG (Associação Nacional de Pós Graduandos).
Organizar a luta estudantil e participar destas entidades representativas é fundamental para nossa instituição. Nossa atuação no ME, desde o 50º Congresso da UNE, em 2007, se dá através do Movimento Reinventar.
No vídeo ao lado (Documentário TV Câmara - 2007) é possível entender de forma lúdica o papel no Movimento Estudantil na história do Brasil.
No vídeo ao lado (Documentário TV Câmara - 2007) é possível entender de forma lúdica o papel no Movimento Estudantil na história do Brasil.
Aqui no Rio de Janeiro, compomos as principais entidades estudantis (Secundaristas e Universitárias), tanto na região metropolitana (AMES-Rio e UEDC), quanto a nível estadual, como a UEE-RJ e a UEES-RJ (entidade da qual participamos da fundação em 2009) e á nível nacional representando o Movimento Reinventar na UBES, á partir do 39º Congresso.